* Quarta-Feira de Cinzas?
- Definição: A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental (católico), ele ocorre um dia após o Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela. Quaresma é Tempo de conversão, silêncio, oração, penitência e jejum.
- Cinzas: As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia, com a imposição das Cinzas abençoadas pelo padre que preside à cerimónia, tem início um período relevante para todo cristão que deseja se preparar para viver o Mistério Pascal, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
- Período: Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.
* Campanha da Fraternidade 2015
- Durante esta quarta-feira de Cinzas (18), como de costume, foi lançada a Campanha da Fraternidade 2015 em todo o país. Em Paraipaba, o lançamento foi feito pelo Pároco Pe. Aldo, na Igreja Santa Rita de Cássia, da arquidiocese de Itapipoca, sob missa às 16:00hrs. O tema e o lema escolhidos para este ano são "Fraternidade, Igreja e Sociedade – eu vim para servir", representando a vontade de servir o próximo e a humildade que é preciso ter no mundo atual. No cartaz de divulgação, a imagem mostra o Papa Francisco beijando o pé de um presidiário, trazendo a reflexão de que todos são iguais.
- A Campanha da Fraternidade teve início no Brasil na década de 60, na capital do Rio Grande do Norte, quando um pequeno grupo de padres realizava atividades em benefício de pessoas que sofriam. Três anos após, a campanha foi adotada pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e apoiada pelo Vaticano. A campanha é intensificada durante a quaresma, período de 7 semanas de preparação para a celebração da Páscoa, reservado a jejuns, orações e penitências.
- Documentário da Campanha da Fraternidade 2015
Igreja e Sociedade Vídeo Integral CNBB: Assistir
Nenhum comentário:
Postar um comentário