Foto: Mikeias Gonçalves
Nesta última Sexta-Feira, 06 de Março, Pescadores e alguns Banhistas encontraram encalhada e praticamente morta na praia de Lagoinha, uma tartaruga da espécie 'Cabeçuda'.
- A tartaruga-comum (Caretta caretta), também chamada de tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-meio-pente ou tartaruga-mestiça, é uma espécie de tartarugas marinhas comum nos Oceanos de todo o Mundo, mas que se encontra ameaçada de extinção.
- As medidas de uma tartaruga cabeçuda tem em média 90 centímetros de comprimento quando totalmente crescido, embora os indivíduos maiores de até 270 centímetros foram descobertos. Uma tartaruga cabeçuda, já adulta, pesa aproximadamente 135 kg com os maiores exemplares pesando mais de 454 kg. A cor da pele varia do amarelo ao marrom, e a casca normalmente é marrom-avermelhada. Não há diferenças externas em sexo antes da tartaruga se tornar um adulto, a diferença mais óbvia é que os machos adultos possuem caudas mais grossas e mais curtas que as fêmeas.
- Em seus primeiros anos de vida se alimentam em associação com bancos de sargassum em áreas pelágicas; anos mais tarde migram para áreas mais rasas, a partir dos 40-50 cm de casco, alimentando-se de organismos bentônicos. Já juvenis e adultos se alimentam de crustáceos, principalmente de camarões, siris e caranguejos, além de moluscos, águas-vivas e ovos de peixe - durante seus deslocamentos migratórios são bastante oportunistas. Encalhes desta espécie são raros no Brasil com exceção ao Sul.
Pesquisa Acadêmica
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tartaruga-comum
Infobrasil: http://www.infoescola.com/repteis/tartaruga-cabecuda/
Nenhum comentário:
Postar um comentário