quarta-feira, 3 de junho de 2015

Capacitação para 12 mil jovens no Ceará - Paraipaba foi uma das cidades selecionadas para receber o Programa Primeiro Passo!



- O projeto oferece vagas em áreas como turismo, vendas, estética,bombeiro hidráulico e corte e costura.

- Milhares de jovens do Interior do Ceará terão a oportunidade de aprender os primeiros passos para conquistarem uma vaga no mercado de trabalho neste ano. Dando continuidade ao Projeto Primeiro Passo, que já capacitou mais de um milhão deles, nos últimos oito anos, a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) acaba de lançar a primeira etapa deste ano. Nesta fase inicial do Projeto a meta é qualificar 12 mil aprendizes, na faixa etária dos 16 aos 24 anos.

- Projeto tem quatro linhas de ação Segundo a STDS, nesta primeira etapa, o projeto oferecerá cursos nas áreas de Turismo, Vendas, Estética, Bombeiro Hidráulico, Confecção de Pranchas de Surfe, Conserto de Ar­Condicionado, Manutenção de Computadores, Corte e Costura, Doces e Salgados, Gastronomia, Mecânica de Motos e Autos, Montagem de Móveis, Panificação, Textura em Paredes, Serigrafia Artesanal, Xilogravura, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Alimentador de Linha de Produção, entre outros. Os cursos atendem demandas dos mercados locais.

- O Primeiro Passo oferece 2.000 vagas para a linha Jovem Estagiário. Ela contempla estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio. Os alunos são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa conveniada com o projeto. Os interessados em participar da seleção devem se inscrever por meio das secretarias de Ação Social ou entidades específicas credenciadas pela STDS e prefeituras do Interior. Neste ano, o Primeiro Passo já contabiliza 1.094 formandos em todo o Ceará.

- Outros 2.500 jovens serão capacitados por meio da linha Aprendiz, em 33 municípios do Interior, e mais 5.000 deverão ser qualificados na linha de ação Jovem Bolsista, que, da mesma forma, além da Capital, atenderá o Interior, por meio de parceria com prefeituras e associações. Já na linha de Ação Empreendedor Juvenil, a STDS oferecerá 2.500 vagas para capacitação a distância, com atividades presenciais, na área de empreendedorismo.

- O titular da STDS, Josbertini Clementino, assinou termos de adesão com as secretarias da Justiça e Cidadania (Sejus), da Fazenda (Sefaz), Receita Federal, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas da Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), para receberem parte dos aprendizes.

- Paraipaba foi uma das cidades selecionadas para receber o Primeiro Passo, na linha Jovem Aprendiz. Conforme a coordenadora da Agência de Empreendedorismo Jovem (Agem), Patrícia de Paiva, responsável pelo desenvolvimento do Projeto da STDS neste Município, 45 jovens estão sendo selecionados, de uma lista de espera de 700. Uma demonstração do interesse deles pela capacitação em busca do primeiro emprego. Na opinião dela, a formação é fundamental, tanto para norteá­los quanto para dar segurança diante do primeiro desafio profissional.

- Municípios: Fortaleza, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Juazeiro, Limoeiro, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Tabuleiro do Norte, Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Beberibe, Eusébio, Pindoretama, Trairi, Camocim, Itapajé, Itapipoca, Santa Quitéria, Sobral, Tianguá, Uruburetama, Crateús, Paraipaba, Irauçuba e Pentecoste são as cidades contempladas com a primeira fase dos projetos da STDS neste ano.

Mais informações:
- Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS):
Rua Soriano Albuquerque, 230 ­ Fortaleza (85) 3101­4557
- Agência de Empreendedorismo Jovem (Agem):
Av. Plácido Castelo S/N ­ Terminal Rodoviário ­ Quixadá (88) 9849­2275

Fonte: http://caracaraleste.blogspot.com.br/2015/05/capacitacao-para-12-mil-jovens.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário