sábado, 11 de julho de 2015

Servidor relata caos e roubalheira na saúde pública de Paraipaba-CE ao Jornalista Paulinho

Por meio do whatzap, o jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, 43 anos, jornalista diplomado, responsável por todo o conteúdo do “Blog do Paulinho”; Recebeu uma mensagem em sigilo de um de seus seguidores que é servidor público, incluindo fotos de determinados setores de unidades de saúde sobre a situação das estruturas físicas para o atendimento de pacientes e alguns transportes veiculares em estado irregular para uso público. Após verificar o estado, Paulinho decidiu publicar em seu portal os fatos recentemente recebidos, no qual compartilhamos aqui o seu conteúdo.

paraipaba 1
Por SERVIDOR PÚBLICO
" - Olá Paulinho, obrigado por, pelo menos apreciar essas fotos e meu texto. Venho com muita tristeza mostrar a realidade da saúde Pública da Cidade de Paraipaba – CE, Litoral Oeste Cearense. O paraíso ecológico onde estão as praias da Lagoinha e a Lagoa das Almécegas fica a 80 km de Fortaleza.
- Bom, a estrutura da Saúde aqui se dá basicamente com 10 (dez) Postos de Saúde e um Hospital de Pequeno Porte – HPP (também sucateado). As Unidades Básicas de Saúde possuem pontos de apoio nas localidades mais longínquas, onde os profissionais assistem a comunidades carentes, obedecendo aos princípios do SUS.
- A realidade se encontra num verdadeiro Estado de Calamidade Pública com todos os postos e pontos de apoio sucateados, clientes sem bancos para sentar, profissionais sem a mínima condição/estrutura/aparelhos para exercer suas funções é uma realidade no dia a dia. O lixo hospitalar é simplesmente desprezado/ jogado no lixão (que não obedece as normas da ANVISA) a céu aberto.
- Recentemente o Ministério Público entrou com uma ação e impediu que os gestores realizassem um leilão com os carros oficiais, “desgastados” por falta de reparos básicos. Tem veículos de 2010 entre outros. O Ministério Público chegou um pouco tarde, pois, motores e peças já haviam sido extraviados. Há quem diga que a frota de veículos oficiais está sucateada devido o interesse do gestores em terceirizar a frota e receber vantagens indevidas, mas, isso o Ministério Público já está investigando. Enquanto os carros oficiais estão sucateados, contratos de locação milionários são fechados e a frota usada na Secretaria de Saúde hoje é quase toda terceirizada.
- A atual gestão não respeita sua população humilde e honesta que trabalha e paga seus impostos em dia para ter o mínimo de saúde pública de qualidade.
- Os profissionais da saúde do Município que não recebem reajuste salarial há 10 anos, cansados de tentar dialogar, esperam até hoje 03/07/2015 para que o Prefeito vete ou sancione um Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal (do mesmo município) em que concedeu uma valorização salarial e aprovou o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos profissionais de Carreira.
Anuênio? Nunca existiu aqui!
- O veto implicará em GREVE GERAL (dentro dos trâmites Legais) a partir de Segunda Feira 06/07/2015. Um perfil no facebook intitulado: 'A verdadeira Saúde de Paraipaba' foi criado (pelos profissionais) e ilustra muitas dessas fotos que posto aqui, mostrando uma realidade contraditória com a que o Prefeito diz num programa de rádio que ecoa nossa cidade semanalmente.
Obs: gostaria que meu nome fosse mantido em sigilo, conforme contato do watsapp. " 


Por SERVIDOR PÚBLICO


Nenhum comentário:

Postar um comentário