- A acne é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma doença que pode ser desencadeada por fatores hormonais, emocionais e até a predisposição genética. E engana-se quem pensa que a acne é coisa de adolescente! Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os sintomas da acne (pele avermelhada, inchaço, espinhas em muita quantidade) podem aparecer até os 35 anos. A doença surge por causa da elevada secreção provocada pelas glândulas sebáceas. Como é ocasionada pela alta oleosidade da pele, a espinha sobressai na região do rosto que é mais propensa a isso. Podem ser de pequena ou grande intensidade e variam de grau. Elas se apresentam como cravos, pústula, nódulos e abscessos (lesões endurecidas). Se a acne não for tratada corretamente, ela pode deixar marcar profundas.
- Considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a acne acomete mais de 18 milhões de pessoas entre 13 e 18 anos, quase 80% da população jovem brasileira. Autoestima baixa e extrema timidez são alguns dos sintomas psicológicos causados pelos cravos e espinhas. Mas apesar de ser um mal bastante conhecido, há diversos mitos e equívocos envolvendo o tema. A dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Letícia Secco e o Diretor médico da Clínica Bertolini (SP) Anderson Bertolini, esclarecem o que é verdade e o que é mentira quando o assunto é a acne. Para não sofrer com as consequências, confira alguns mitos e verdades sobre esta doença:
01 – Ansiedade e estresse pioram a acne?
VERDADE. A ansiedade e principalmente o estresse podem sim agravar a inflamação e as espinhas. De acordo com Bertolini, o estresse influencia o surgimento de espinhas mais do que os derivados de lactose, pois diminui a imunidade da pele e libera radicais livres.
02 – Chocolate provoca espinhas?
FALSO. Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate tenha relação com a acne.
03 – Existem medicamentos que desencadeiam o processo acneico?
VERDADE. Há medicamentos que podem induzir quadros de acne, conhecidos como erupções acneiformes. Entre eles é possível citar os corticoides, vitaminas do complexo B, lítio, isoniazida, entre outros.
04 – A acne só atinge os adolescentes e depois desaparece na fase adulta?
FALSO. Normalmente a acne aparece durante a adolescência, já que é nessa época da vida que os hormônios estão em profunda ebulição. Mas, isso não significa que adultos não tenham acne. O quadro pode durar da adolescência até a fase adulta ou aparecer mais tarde. É necessário tratar a doença logo no início, para que a acne não provoque cicatrizes e se transforme em um problema crônico. Há casos ainda de espinhas em bebês e crianças, constituindo a acne infantil.
05 – Intestino preso e acne têm relação?
FALSO. A função intestinal irregular não tem relação com a acne.
06 – O clima interfere na qualidade da pele?
VERDADE. O suor no verão, associado ao uso de filtros solares gordurosos, podem piorar a oleosidade da pele.
07 – Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas?
VERDADE. Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos “oil free” ou “não comedogênicos“ são os mais indicados neste caso.
08 – O sol ajuda no combate à acne?
FALSO. Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que o sol melhore as espinhas.
09 – A poluição das cidades aumenta a probabilidade se desenvolver acne?
FALSO. A coloração preta dos comedões abertos, ou pontos pretos, está relacionada à oxidação da gordura e não à presença de sujeira na pele ou nos poros.
10 – Posso resolver meus problemas de acne apenas com limpeza da pele e pomadinhas?
FALSO. Existem diversas formas de combater as espinhas, dependendo da gravidade do problema e de quão avançada ela está. O tratamento pode ser feito com medicamentos tópicos à base de peróxido de benzoíla, ácido salicílico, antibióticos ou ácido retinóico. O tratamento oral é feito com antibióticos ou com retinóide. O retinoide oral para acne (substância derivada da vitamina A, conhecida como isotretinoína), reduz o tamanho das glândulas sebáceas e modifica a composição das gorduras contidas no sebo, além de reduzir a inflamação. O dermatologista é quem poderá analisar cada caso e indicar o melhor tratamento.
11 - A acne é contagiosa?
FALSO. Bertolini explica que a acne é uma infecção, mas não existe a possibilidade de ser transmitida para outra pessoa.
12 - Espremer a espinha piora?
VERDADE. O quadro de inflamação aumenta, provocando cicatrizes e outras lesões.
13 - A acne pode surgir no período da menstruação?
VERDADE. O especialista explica que durante o ciclo menstrual, os hormônios ficam mais elevados deixando a pele mais propícia ao mal. Além disso, a TPM (tensão pré/pós menstrual) causa mais estresse e nervosismo, o que também favorece o surgimento da acne.
14 - Lavar bastante o rosto pode prevenir a acne?
FALSO. Lavar o rosto excessivamente pode trazer o efeito contrário e aumentar o quadro. Mesmo que a pele seja oleosa, lavar muito a pele pode ressecá-la porque altera o equilíbrio hídrico, deixando a tez mais oleosa. O ideal é fazer a limpeza no máximo três vezes ao dia e com produtos adequados.
15 - A acne é hereditária?
VERDADE. Existe uma predisposição genética para o seu aparecimento, sim. Portanto, se seus pais tiveram espinhas na adolescência, é provável que você também tenha o problema.
16 - Exercício ajuda a melhorar a acne?
VERDADE. Praticar exercícios físicos faz muito bem para a saúde, pois melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo, inclusive a pele.
17 - Anticoncepcional que provoca acne?
FALSO. Na verdade, existem alguns anticoncepcionais orais que a melhoram, pois diminuem a captação do hormônio testosterona periférico, junto aos receptores da glândula sebácea.
18 - Creme dental diminui a espinha?
FALSO. A pasta de dente não contém substâncias efetivas para o tratamento do problema. Em longo prazo, pode inclusive ocorrer uma piora da condição, pois, além de contaminar o local, o uso desse tipo de produto dificulta a eliminação da secreção sebácea, que está diretamente ligada à formação de cravos e espinhas.
19 - Cicatrizes de acne não têm cura?
FALSO. As marcas deixadas na pele podem ser eliminadas com a ajuda de tratamento especializado com um dermatologista.
20 - Exercício ajuda a melhorar a acne?
VERDADE. Exercitar-se faz bem para a saúde, melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo – inclusive a pele, o maior deles. Tome apenas o cuidado de lavar o rosto após os exercícios para remover o suor e a secreção oleosa que contêm bactérias.
Fontes:
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/acnes_mitos.htm
http://www.brasilescola.com/curiosidades/mitos-verdades-sobre-acne.htm
http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/5199/-1/acne-mitos-e-verdades.html
http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/mitos-e-verdades-sobre-a-acne/2570
Nenhum comentário:
Postar um comentário