Menos Participantes e Mais Taxa de Inscrição
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmou um pouco mais de 7,7 milhões de candidatos inscritos para as provas do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. As provas desta edição foram aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em milhares de municípios de todos os estados brasileiros.
O número de participantes na edição deste ano é menor do que o recorde registrado em 2014, quando mais de 8,7 milhões de estudantes estiveram aptos a realizarem as provas. A edição de 2015 do Enem registrou percentual de abstenção de 25,5%, o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos em 2014. Apesar da expectativa de novo recorde na edição deste ano, o que aconteceu foi uma quebra na sequência crescente que vinha sendo registrada desde 2008. O aumento no valor da taxa de inscrição do Enem 2015, que passou de R$ 35,00 para R$ 63,00, é o principal fator para explicar a redução.
Consulta de Provas e Gabaritos
Quando divulgou o edital do Exame, o Inep já informou que o gabarito do Enem 2015 oficial seria divulgado até o dia 28 de outubro, numa quarta-feira que marca o terceiro dia útil subsequente à aplicação das provas, que aconteceram nas tardes dos dias 24 e 25, sábado e domingo, do mesmo mês. Para visualização e download de todos os cadernos de avaliação com seus respectivos gabaritos, basta acessar no site http://enem.inep.gov.br/.
Consulta de Notas para modo Resultado Individual
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgará no dia 08/01, o resultado oficial do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio, segundo nota divulgada nas redes sociais e site oficial do MEC na manhã do dia 24/12/2015. O anúncio vem aplacar as expectativas dos participantes.
Como de costume, o Inep não publicou no edital do Exame a data oficial de divulgação do resultado do Enem 2015. A organização alega que a complexidade na correção, principalmente das redações, e a quantidade de provas impossibilitam se prever um cronograma para a divulgação dos resultados individuais. O Instituto julga ser difícil prever uma data com tanta antecedência, sem sequer saber a quantidade de participantes que será registrada na edição.
Em 2014, por exemplo, as provas foram aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro e os resultados foram divulgados no dia 13 de janeiro deste ano, completados 65 dias depois do Exame. O intervalo de tempo na edição de 2013 também foi parecido, com as notas divulgadas no dia 03 de janeiro, 68 dias após as provas. As previsões iniciais foram no sentido de que o resultado individual do Enem 2015 fosse divulgado nos primeiros dias de janeiro de 2016, repetindo o que aconteceu nas últimas edições. Os candidatos poderão ter acesso à vista da redação do Enem 2015, desde que seja exclusivamente para fins pedagógicos, logo após a publicação do resultado. Neste ano, o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
Para consultar as notas do Enem 2015, o candidato deve acessar a página do participante do portal do Inep, pois é único meio oficial de consulta ao resultado, disponível no seguinte endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. O site exige que o participante informe o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha. As notas estarão separadas em cinco: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Redação. Além do aproveitamento do candidato em cada uma das áreas, o boletim individual também informa a situação em cada dia de prova, se o participante esteve presente ou ausente.
Quem não se lembrar e tiver que recuperar a senha do Enem 2015 poderá recorrer ao link “Esqueci minha senha”, disponível na própria página. Para a recuperação são exigidos o CPF, a data de nascimento e a forma de envio da nova senha: mensagem de texto (SMS) ou e-mail. Antes de escolher uma das duas opções, é importante que o candidato confira se seus dados pessoais estão devidamente atualizados no sistema.
Destino de Notas ENEM para Programas do MEC
As notas do Enem 2015 poderão ser utilizadas em processos seletivos de programas do Ministério da Educação (MEC) do Governo Federal, como é o caso do Sisu 2016 (Sistema de Seleção Unificada), ProUni 2016 (Programa Universidade para Todos), Sisutec 2016 (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) e Fies 2016 (Fundo de Financiamento Estudantil). Além de terem a chance de uma vaga em instituições federais de ensino superior, ou bolsas e financiamentos em faculdades particulares, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio podem utilizar o resultado das provas para se inscrever no Ciência sem Fronteiras, programa de intercâmbio educacional, e para obter o certificado de conclusão do ensino médio Enem 2015. O certificado será emitido apenas àqueles que indicaram a pretensão no momento de inscrição.
Fontes:
http://www.enem2015.net.br/
http://www.ebc.com.br/educacao/2015/10/provas-do-enem-estao-disponiveis-no-site-do-inep
Complemento: Inscrições do Enem 2016 começam em Maio
O edital do Enem 2016 será divulgado pelo Inep no mês de abril. No documento, além de todas as regras do Exame, estará disponível o cronograma do período de inscrição, data de aplicação das provas, divulgação dos gabaritos, etc. A expectativa é de que a publicação do edital ocorra em meados do mês de abril e, além disso, não são esperadas muitas mudanças nas regras das provas. Para maiores detalhes, visite o Site http://www.enem2016.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário