quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Governo do Ceará Oferece 11,4 Mil Vagas no Programa 'Primeiro Passo' da STDS para Qualificação de Jovens Aprendizes para 31 Municípios

PROJETO PRIMEIRO PASSO

Vagas Limitadas

- Em 2015, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) qualificou 14.463 jovens e adultos, sendo 6.515 somente pelo projeto Primeiro Passo, que representa 45% do total de capacitados. O Primeiro passo é uma iniciativa da STDS de qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho. O projeto é uma iniciativa da STDS de qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho. O intuito é que estas vagas sejam ocupadas por adolescentes que tenham interesse em estagiar e fazer cursos de capacitação na unidade de estágio.

- O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, anuncia, nesta semana, a abertura das inscrições para as primeiras turmas de 2016 do projeto Primeiro Passo. 

- Em 2016, O Programa Primeiros Passos, do Governo do Estado, está com inscrições abertas para as primeiras 2.800 vagas em todo o Estado do Ceará. Inicialmente, estão disponíveis 800 vagas em Fortaleza (Capital) e mais 2.000 no interior do Estado para jovens que desejam se tornar aprendizes. A primeira turma está programada para começar em 15 de março, conforme anunciou no dia 01 de Fevereiro de 2016, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). No total, 11.400 vagas serão disponibilizadas pelo projeto Primeiro Passo, ao longo do ano.

- A linha de ação Jovem Aprendiz contempla estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou adolescentes que já tenham concluído, egressos de escolas públicas, que possuam entre 16 e 23 anos de idade. Os interessados devem se dirigir a essas unidades munidos com os seguintes documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, declaração de matrícula ou certificado de conclusão de Ensino Médio.

- Por meio do programa, os educandos são qualificados em cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, inseridos em empresas privadas. Com duração de um ano, os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, material didático, lanche e são remunerados pela empresa Municípios.

Adesão em 31 Cidades CE

- Além de Fortaleza, os municípios contemplados com vagas para aprendizes são Aquiraz, Aracati, Beberibe, Brejo Santo, Barbalha, Cascavel, Crateús, Camocim, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Iguatu, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Paraipaba, Pacatuba, Pacajus, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tianguá, Santa Quitéria, São Gonçalo, Pindoretama, Itapajé, Itapipoca, Uruburetama.

Locais de Inscrições

- Na Capital, as inscrições para a linha de ação Jovem Aprendiz podem ser feitas nos Centros de Inclusão Tecnológica Social (Cits), equipamentos da Rede Cuca, Espaço Viva Gente (EVG) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja – Centro). Os interessados devem se dirigir a essas unidades munidos de RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, declaração de matrícula ou certificado de conclusão de ensino médio.

- No interior, as inscrições serão realizadas nas Secretarias de Assistência Social ou do Trabalho de cada município acima relacionado. Novos municípios poderão aderir ao projeto nas quatro linhas de ação (Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista, Jovem Estagiário e Empreendedor Juvenil), o que poderá ampliar o número de vagas inicialmente ofertadas nessa primeira etapa.

- A Lei Federal n° 11.788, de 2008, define os direitos, os deveres e as funções que podem ser desempenhadas por estagiários dentro da empresa. Já as atividades desenvolvidas pelo jovem aprendiz estão previstas desde 1943, pela Consolidação das Leis Trabalhistas (n° 5.452/43). Ao longo dos anos, sofreu revisões por meio de leis federais, decreto e portarias do Ministério do Trabalho. Para saber dos Direito (e deveres) dos Jovens aprendizes e estagiários, visite este Link.

Serviço

- Para mais informações, ligue para os seguintes telefones:
(85) 3101-1559, 3101-1076, 3101-7913 ou 3101-1554.

Fontes:
http://www.gazetadocariri.com/2016/02/stds-abre-11400-vagas-para-projeto.html
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/02/primeiros-passos-tem-2800-vagas-abertas-em-31-cidades-do-ceara.html
http://www.revistadigitaldenoticias.com.br/brasil/primeiros-passos-tem-2-800-vagas-abertas-em-31-cidades-do-ceara/
http://www.oestadoce.com.br/economia/abertas-114-mil-vagas-para-qualificacao-de-jovens-no-ce
http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/15509-projeto-primeiro-passo-abre-11400-vagas-em-2016
http://www.buscacnpj.com.br/cnpjs/secretaria-do-trabalho-e-desenvolvimento-social/enderecos/acarau

Nenhum comentário:

Postar um comentário