quarta-feira, 23 de março de 2016

Professores da Rede Estadual do Ceará Continuam em Estado de Greve - Veja os Motivos da Reivindicação e a Agenda de Mobilização

mobilizao greve
- O silêncio do Governo do Estado na negociação do Reajuste Geral dos Servidores,
cujo pagamento era no dia 1° de janeiro, fez com que servidores tomassem uma atitude!.

Greve Confirmada

- Na manhã desta última quinta-feira (17/03/16) o Ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza, reuniu milhares de servidores públicos da Educação da capital e interior. No encontro fico decidido, por unanimidade, que Profissionais da Rede Estadual de Ensino do Ceará decretaram oficialmente estado de greve em Assembleia Geral do Sindicato APEOC, como sinal de alerta ao Executivo de que a partir de agora a categoria pode decretar uma paralisação por tempo indeterminado.
- Na tarde desta última sexa-feira (18/03/16),  A Comissão Geral de Negociação APEOC-Seduc teve um novo encontro. A reunião foi para dar continuidade à discussão e encaminhamento da pauta de reivindicações dos profissionais da Educação do Estado, professores e funcionários.

Motivos da Reivindicação

- Veja a pauta de reivindicação da categoria:
1. Pagamento imediato do Reauste Geral dos Servidores, com respeito à data-base que é 1° de Janeiro. Os professores e os demais servidores do Estado exigem aumento de 12,67% (10,67% referentes à reposição da inflação de 2015 + 2% de ganho real);
2. Convocação dos Professores reclassificados do último concurso da Secretaria da Educação do Estado, realizado em 2013. A validade do concurso termina dia 08 de abril e 341 professores aguardam convocação;
3. Efetivação dos direitos garantidos como Estabilidade, Progressão Horizontal e Vertical, Ampliação Definitiva de Carga Horária e liberação dos processos de Afastamento para Mestrado e Doutorado;
4. Implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Funcionários da Educação.

- Segundo o Departamento Jurídico do Sindicato APEOC, o estado de greve não caracteriza interrupção do trabalho. A mobilização no local de trabalho fica a critério do profissional, que pode realizar palestras e outras atividades durante o expediente para sensibilizar alunos e pais sobre a pauta de reivindicação da categoria.

Agenda de Mobilização

- A agenda de mobilização prevê uma série de atividades em Fortaleza e no Interior do Estado, como carreatas, reuniões, debates e orientações jurídicas sobre o processo de greve. No dia 03 de abril, o Sindicato APEOC vai realizar um grande ato em Fortaleza. No dia 04 de abril, representantes do governo apresentarão propostas ao sindicato APEO. No dia 06 de abril, será realizada a próxima assembleia para decidir os rumos do movimento, em local e horário a serem definidos.
- Nesta Segunda-feira (21/03/16), A direção do Sindicato APEOC divulgou uma agenda de mobilização para o cumprimento do Estado de Greve, veja a programação compartilhada aqui logo abaixo.

23/03 | 18h30 - Reunião de Mobilização do Estado de Greve com professores/funcionários, Sindicato APEOC, Centrais Sindicais e agremiações estudantis – Sede da CUT/CE
28/03 | Plenárias nos Zonais de Fortaleza:
10h - Regional 1 – Escola Dr. César Cals (Farias Brito) / Liceu do Vila Velha (Vila Velha)
15h30 – Regional 2 – Liceu do Ceará (Jacarecanga) / Escola Maria José Medeiros (Papicu)
* 29/03 | Plenárias nos Zonais de Fortaleza:
10h – Regional 3 – Escola José Bezerra de Menezes – Polivalente (Antônio Bezerra) / Escola Mariano Martins (Henrique Jorge)
15h30 – Regional 4 – Colégio Humberto Castelo Branco (Itaoca) / Colégio Jenny Gomes (Aeroporto)
30/03 | Plenárias nos Zonais de Fortaleza:
10h – Regional 5 – Liceu do Conjunto Ceará (Conjunto Ceará) / Escola Polivalente Modelo de Fortaleza (Conj. José Walter) / Escola Parque Presidente Vargas (Parque Presidente Vargas)
15h30 – Regional 6 – Liceu de Messejana (Messejana) / Escola Paulo Benevides (Messejana)
31/03 | Mobilização no Interior: Cariri (Juazeiro do Norte) / Centro Sul (Iguatu)
15h - Ato da Frente Brasil Popular/CNTE em Defesa da Democracia – Centro de Fortaleza
01/04 | Mobilização no Interior: Jaguaribe (Russas) / Sertão Central (Quixadá)
03/04 | Manhã - Bicicletada da Educação (Fortaleza)
04/04 | Mobilização no Interior: Região Norte (Sobral) / Vale do Curu (Itapipoca)
05/04 | Mobilização no Interior: Inhamuns sertão de Crateús (Crateús)
* 08/04 | 9h - Assembleia Geral – Ginásio Paulo Sarasate

- "Vamos às escolas, conversar com professores, estudantes e pais, e apresentar à sociedade que a luta dos trabalhadores é por mais valorização e qualidade do ensino”, disse Anizio Melo (presidente do Sindicato APEOC).

Foto: Joka Madruga/APP-Sindicato
- Além do Ceará, a greve continua mantida em Bahia, Piauí e Rondônia.
Segundo Roberto Leão (Presidente da CNTE ( Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)): “Vários estados participaram das atividades com manifestações, conferências públicas, reuniões e debates relacionados a nossa pauta. Com certeza os profissionais ficaram mais motivados para continuar lutando pelo piso, pelos planos de carreira e o PNE. Os professores deram uma verdadeira aula de democracia e luta pelos seus direitos”.

Crise?, Será?
- Nesta Terça-feira (22/03/16), a Câmara Municipal de Fortaleza aprova reajuste de 2% para servidores do Executivo e de 10,6% para vereadores da capital - Ver Matéria

Fontes:

Veja só o que está acontecendo no Município de Cascavel/PR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário