quinta-feira, 7 de abril de 2016

Paraipaba Registra a Segunda Maior Chuva do Estado Cearense - Forte Temporal ocasiona Morte de Jovem Vítima de Choque Elétrico


- Os noticiários de ontem e de hoje pela manhã, afirmavam por meio de suas previsões de tempo que na região nordeste seria chuva no período da tarde. Mas o que ficou claro, foi que a chuva veio com força total na manhã desta quinta-feira e o sol não quis aparecer em nenhum momento durante o dia inteiro.

- A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou a maior chuva do ano de 2016 no Ceará, na madrugada desta quinta-feira (07/04), no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O Município de Paraipaba registrou a segunda maior precipitação com raios e trovões do Estado Cearense, com 233.0mm.

- De acordo com a Funceme, as maiores chuvas se concentraram na madrugada, entre 1h e 5h. Entre as 7h da quarta-feira (6) e às 7h desta quinta choveu em, pelo menos, 73 cidades cearenses. Os municípios no litoral da RMF foram os que tiveram maior intensidade. Apesar do grande volume próximo à Capital, Fortaleza registrou apenas 5,2 mm no posto de Messejana.


Ocorrências


-FotoEsquerda: A ponte localizada no distrito de Poço Doce, que divide os municípios de Paracuru/CE e Paraipaba/CE, segundo visitantes que estiveram/estão no local, teem a sensação que a passagem está prestes a ser levada pela forte correnteza, devido o grande período chuvoso.
| Fonte: Márcio Nocratto
- FotoDireita: Devido a Forte Chuva logo no começo da Manhã de hoje (7), um cabo de alta tensão foi rompido indo ao chão próximo ao estádio municipal 'O Betão', onde Infelizmente uma Jovem de 16 anos sob nome de Clarice dos Santos Azevedo não o visualizou e foi eletrocutada, vindo a óbito no local. Nosso sentimentos a família e amigos.
| Fonte: Benedito Toledo

- Vários pontos da cidade se encontram em estado de alerta, procure verificar se não tem água acumulada em pneus expostos ao ar-livre, a fim de não torná-la um local propícia para o processo de formação do mosquito da dengue etc. Devido a estradas (pista/piçarra) se encontrarem molhadas, dirija com cautela e segurança, respeite os limites do trânsito. Todo cuidado é bem vindo, principalmente em tempos de maior índice de periculosidade na área da Saúde&Educação.

Explicação

- As chuvas desta madrugada são ocasionadas, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical no oceano. “Também tivemos a ajuda de outro fenômeno meteorológico, o Cavado de Altos Níveis, que também influencia na região”, explica o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.

- "As próximas chuvas devem ser mais intensas em torno da faixa litorânea, enquanto há menos ocorrência de chuva para o sul do Estado", complementa Fritz.

Previsão

- A previsão do tempo para hoje (quinta-feira, 07.04.16) é de nebulosidade variável com chuvas isoladas no centro-norte do Ceará. No sul há possibilidade de chuva.

- A Funceme prevê nebulosidade variável para esta sexta-feira, 8, com chuvas no centro-norte do Ceará e possibilidade de chuva no Sul. No sábado, 9, há possibilidade de chuva em todas as regiões.

Maiores Precipitações

- Confira a relação das 10 maiores chuvas
por Municípios desta quinta-feira (07) até às 10h:
1. São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado) : 252.0 mm
2. Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 233.0 mm
3. Trairi (Posto: Trairi) : 217.0 mm
4. Paracuru (Posto: Paracuru) : 150.0 mm
5. São Gonçalo Do Amarante (Posto: Sede) : 131.4 mm
6. Itapipoca (Posto: Praia Da Baleia) : 110.4 mm
7. São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 105.6 mm
8. Bela Cruz (Posto: Bela Cruz) : 105.0 mm
9. São Luís Do Curu (Posto: Sao Luis Do Curu) : 101.0 mm
10. Acaraú (Posto: Acarau) : 99.8 mm



Fontes:
http://www.hidro.ce.gov.br/municipios/chuvas-diarias
http://www.ubajaranoticias.com.br/2016/04/07/sao-goncalo-do-amarante-registra-maior-chuva-do-ano-no-ceara/
http://www.opovo.com.br/app/ceara/saogoncalodoamarante/2016/04/07/notsaogoncalodoamarante,3599483/com-252-mm-sao-goncalo-do-amarante-registra-maior-chuva-do-ceara-2016.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário