sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Black Friday: O que é e o que fazer para Não Cair na Black Fraude!

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BLACK FRIDAY
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Black Friday é uma expressão em inglês, que significa Sexta Feira Negra. É a sexta feira depois do dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving em inglês. Este termo teve origem nos Estados Unidos, e é um dia especial porque as lojas fazem grandes descontos, e por isso muitas pessoas compram presentes para o Natal. Ocorre na última Sexta Feira do mês de Novembro. Existem outros termos semelhantes, como a Cyber Monday, ou Segunda Feira Cibernética, em português, onde lojas online fazem vários descontos. É uma estratégia para beneficiar o e-commerce (comércio eletrônico). Além disso, existe também o Gray Thursday, que significa Quinta Feira Cinza. Nesse dia, que é o próprio dia de Ação de Graças, muitas lojas estão abertas e vendem produtos com grandes descontos.

BLACK FRAUDE
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Todos os anos, existem casos de confrontos entre clientes, porque existe ruptura de estoque, já que algumas mercadorias esgotam rapidamente. Outras pessoas passam mal, porque as lojas ficam sobrelotadas. Entre denúncias relatadas em anos anteriores estavam alta de preços pouco antes da data do evento para depois baixá-los e nomeá-los como “superdescontos”,  diferenças entre os preços anunciados no momento da compra e na hora do pagamento do pedido, além de desrespeito aos prazos de entrega dos produtos.

Compartilhamos logo abaixo, Dicas para você não cair na Black Fraude.

1. Pesquisa de Preços - Pesquise preços do item desejado antes e durante o evento para ver se realmente estão mesmo com desconto. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
02. Lista de Compras - Faça uma lista do que realmente deseja comprar, pesquisar antes para no dia da promoção ter ideia de quanto custa e do quanto está disposto a pagar pelos produtos. Isso ajuda também a não fazer compras por impulso, podendo prejudicar seu orçamento financeiro.
03. Segurança - Verifique se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (wwwreceita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra. É importante ainda que haja um canal de atendimento ao consumidor. Evite sites que exibem apenas um telefone celular como forma de contato. Verificar se a loja possui conexão de segurança nas páginas web em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por http:// e o cadeado está ativado (ícone visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador. Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações. E evite utilizar computadores públicos para as compras, para garantir maior segurança dos seus dados. Não clicar em links recebidos por e-mail, que podem direcionar o consumidor a um site fraudulento ou instalar um malware. Ao receber uma boa oferta por e-mail, procure no navegador o site oficial da loja para checar se a oferta é verdadeira.
04. Pagamento - As lojas online dão vários descontos com a opção para pagamento em boleto, mas comprar no cartão é mais garantido caso haja algum problema na sua compra. O banco poderá te dar um respaldo caso algo saia fora do planejado. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico recomenda ler as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas, entre em contato com a loja para saná-las. Ter atenção com a data de entrega do produto é muito importante - grande parte das reclamações em edições anteriores foi devido a sites que prometeram entregar em uma data e não cumpriram o combinado. É importante imprimir ou salvar no computador todos os passos da compra, inclusive o e-mail de confirmação. E guardar todos os comprovantes como e-mails, boletos e protocolos de atendimento.
05. Lojas Físicas - O educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, recomenda, nas lojas físicas, não deixar que o tumulto, as filas ou os vendedores apressados impeçam de avaliar com calma o produto. “Peça para abrir a caixa, teste se o produto está funcionando adequadamente ou em perfeito estado e pergunte sobre as regras para troca”, aconselha.
06. Trocas - De acordo com José Vignoli, as trocas são permitidas, mesmo para o comércio online e em promoção. “O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis”, explica. É comum que algumas lojas mudem as políticas de troca e devolução dos produtos em promoção. Por isso, é válido ter atenção a essa questão antes de efetuar uma compra.
07. Atenção aos Rodapés - Fique atento às frases escritas no rodapé da página e eventuais condições diferentes de entrega. Muitos varejistas adicionam essas ‘escondidas’ na página, e, se o consumidor for distraído, pode ter problemas depois!.
08. Concluindo - Por fim, Acompanhe a evolução de preço dos produtos, Pesquise sobre a loja antes de comprar nela e  Compare os preços da loja que vai comprar o produto com outras lojas. Vai que o preço fique mais em conta pro seu bolso?. Fique atento e Boas compras!!!.


Fontes:
https://www.significados.com.br/black-friday/
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2015/11/veja-10-dicas-para-que-black-friday-nao-vire-black-fraude.html

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