segunda-feira, 20 de abril de 2015

Placas pichadas, Aumento da Vegetação e Acostamento irregular na Via CE-162, que Interliga Paraipaba-Lagoinha, Faz Redobrar a Atenção de Condutores Veiculares, Ciclistas e Pedestres que Trafegam em determinados Trechos da Rodovia!.


- Motoristas, Ciclistas e Pessoas que Caminham em determinados trechos no percurso da Via CE-126, que é a principal ligação que Interliga a Sede de Paraipaba ao Distrito de Lagoinha, passando por Barreiras, Camboas e Penha; Precisam redobrar a atenção e ter cuidados extras para evitar acidentes ou colisões durante o caminho. A Rodovia não vem recebendo investimentos nos últimos meses, alguns trechos ainda esperam por melhorias. Mas o problema não é restrito apenas ao longo período sem investimento e sem fiscalização de serviços!. 

- Placas de Sinalização
Algumas Placas de Sinalização se encontram em estado de Pichação Urbana. Os maiores vilões da história são os vândalos, que picham as placas, impedindo que motoristas consigam ler o que está escrito em cada uma delas. Essa situação já vem sendo relatada por moradores dos distritos citados nos últimos meses, porém a situação permanece do mesmo jeito. Considerado um ato de vandalismo, a pichação é um problema que atinge geralmente os grandes centros urbanos, mas parcialmente na zona urbana. Além de deixar a cidade com aspecto feio e sujo, esse ato é considerado uma agressão à própria sociedade. É possível visualizar por todo o território do município sinais de vandalismo causados por pichadores, como, por exemplo, muros de residências, prédios, escolas, estabelecimentos comerciais e monumentos históricos. Apesar de acontecer impunemente, tal ato é considerado um crime, previsto na Lei 9.605/98. De acordo com o Art. 65, a pessoa que for pega em flagrante pichando ou danificando edificações ou monumentos urbanos, pode sofrer uma pena com multa e detenção, que varia de três meses a um ano. O artigo é claro e diz que "se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa".

- Aumento da Vegetação
Como é algo da natureza, que mesmo em tempo de seca, se caracteriza na espera de dias chuvosos para brotar seu conteúdo interno e deixar o ambiente mais verde. A população das comunidades que ali residem, contribuem para não deixar o mato adentrar de vez na estrada, mas esperam que um grupo de Garis ou Trabalhadores que deixam uma área limpa ao longo de uma cidade ou distrito, possa, juntamente com o Caminho do Lixo, realizar uma atividade para coletar plantas e detritos que possam atrapalhar a visão dos condutores.

- Ciclistas e Pedestres
Em certos pontos do percurso, o Acostamento é estreito, quebrado, presença de areia ou com buracos. Nestes casos, a solução é esperar e aguardar maiores providências. Mesmo o Espaço do Acostamento estando irregular, pedestres dos setores, pessoas que caminham e ciclistas, aproveitam o local para fazer atividade física!.

- Causas e Consequências
As placas de sinalização pichadas e o Aumento de Vegetação nas estradas atrapalha o motorista que passa por ali. Com a minimização desses fatores, é possível contribuir para gerar uma grande importância para manter a segurança dos condutores e dos pedestres. As Placas porque é através delas que se pode ter informações sobre a melhor conduta a ser tomada em um determinado local ou situação; E a exclusão da vegetação no "canteiro" da pista porque gera maior visibilidade ao motorista para saber que vem atrás ou na frente de seu veículo.
Tal situação vai contra o próprio Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que diz que é dever das autoridades promover um trânsito seguro e de qualidade. De acordo com o Art. 1º, "o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito".

Fonte de Apoio: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário