segunda-feira, 12 de outubro de 2015

12 de Outubro: Dia das Crianças e Nossa Senhora da Aparecida

No dia 12 de outubro, comemoram-se três principais datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG). Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede. A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus. Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus. Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o “maior Santuário Mariano do mundo”.
Fonte: Portaldafamília, Cancaonova

O Dia das Crianças
No Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Fonte: Portaldafamília

Dia do Descobrimento da América
Cristóvão Colombo foi um visionário que acreditava fielmente que a Terra era redonda. Ele aplicou ciência à navegação e, por sorte descobriu a América. Sorte porque, na verdade, os planos de Cristóvão Colombo eram de chegar às Índias, assim, ele seguiu rumo ao Ocidente, enquanto Portugal procurava encontrar o mesmo caminho viajando rumo ao Oriente. Colombo esperou seis anos até conseguir partir para sua jornada. Ele viajou com 3 caravelas: Santa Maria,Pinta e Nina, e com elas saiu do Porto de Palos na Espanha no dia 3 de agosto de 1492. Com ele, viajavam cerca de 190 homens em busca de novos horizontes. Em determinado momento da viagem os tripulantes se revoltaram contra Colombo, mas ainda assim ele não desanimou e manteve a certeza de que iria encontrar novas terras. Finalmente, no dia 12 de outubro de 1492, a caravela Pinta deu sinal de descoberta de terra disparando um tiro de canhão. Colombo atracou numa ilha, a qual batizou com o nome de São Salvador. Mais tarde a terra descoberta recebeu o nome de América como forma de homenagear o piloto Florentino Américo Vespúcio, colega de viagem de Colombo. Como ainda pensava que havia descoberto as Índias, Colombo apelidou os habitantes da ilha de índios. Navegando para o sul, ele encontrou as ilhas de Cuba e Haiti, e ao voltar para a Espanha foi recebido com glórias e marcou seu nome na história.
Fonte: Grupoescolar, Infobrasil

Datas comemorativas do dia 12 de outubro:
Dia da Criança | Dia da Raça | Dia das Américas | Dia de Nossa Senhora Aparecida | Dia do Basquete | Dia do Corretor de Seguros | Dia do Descobrimento da América | Dia do Engenheiro Agrônomo | Dia do Mar | Dia do Atletismo | Dia Nacional da Leitura
Fonte: Brasilazul
Jogos Online: www.educarparacrescer.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário