- Até o momento, houve 60 óbitos de um total de 50Mil casos de dengue no estado.
- 1º Semestre de 2014: Nos dois primeiros meses de 2014, o Ceará foi o estado com mais registro de casos de dengue no Nordeste. Foram contabilizados 2.082 casos em janeiro e fevereiro, segundo dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divulgado em 18/03/2014 pelo Ministério da Saúde. O Ceará ocupou o 9º lugar entre os dez estados brasileiros que concentram 86% dos casos do País.
Fonte: Diário do Nordeste
- 2º Semestre de 2014: O Ceará apresentou queda de 31% em relação ao número de casos de dengue de janeiro a outubro de 2014, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados estão no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no dia 31/10/2014. De janeiro a outubro foram registrados 37.604 casos suspeitos de dengue no Ceará. No mesmo período do ano passado, 54.238 ocorrências da doença no Estado foram notificadas. O número de mortes também apresentou queda. Em 2013, 646 pessoas morreram com a doença no País. Este ano, foram 379 casos, uma redução de 41%. Somente no Ceará, foram confirmados 46 mortes pela doença em 2014, uma redução de 32% em relação a 2013.
Fonte: Opovo
- 1º Semestre de 2015: O Ceará é o estado com o segundo maior aumento do número de casos de dengue entre março e abril, segundo dados divulgados no dia 26/05/2015 pelo Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, o Ceará teve 7.393 casos da doença em março e 12.249 em abril, quase 5 mil a mais. O estado ficou atrás apenas de Minas Gerais, que teve um aumento de quase 11 mil casos se comparado um mês com o outro. Em 13 estados houve redução no número de registro da doença.
- Dengue: Saiba como se pega a doença e como ela se manifestaFonte: G1/CE
- 2º Semestre de 2015: O Estado do Ceará é o terceiro estado do país com o maior caso de número de dengue nos oito primeiros meses do ano. Apenas em 2015, o Ceará registrou 50.028 casos de dengue, segundo boletim de epidemiologia divulgado pela Secretaria da Saúde. Até o momento, houve 60 óbitos em decorrência da dengue no estado. Quase 700 pessoas morreram em todo o país devido a doença. O mês de maio apresentou o maior número de óbitos e casos graves confirmados. Os óbitos confirmados ocorreram nos seguintes municípios: Fortaleza (28), Caucaia (5), Beberibe (3), Maracanaú (4), Aracati (2), Limoeiro do Norte (2) e Várzea Alegre (2). Já os municípios de Aquiraz, Assaré, Barbalha, Crato, Ipueiras, Itaitinga, Itapiúna, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Russas, Pacatuba, Paraipaba, São Luis do Curu e Varjota apresentaram um óbito cada. Os dados do relatório mostram também que a faixa etária de 20 a 29 anos é a que mais apresentou casos da doença, um total de 22,8%. O número de cidades com nível epidêmico da doença também subiu, de 65 para 67, desde a semana anterior.
- Os municípios com maior incidência da doença são: Alcântaras, Aracoiaba, Aracati, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Barro, Barroquinha, Beberibe, Brejo Santo, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Catarina, Caucaia, Coreaú, Crato, Crateús, Eusébio, Frecheirinha, Fortaleza, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Horizonte, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Itaitinga, Itapiúna, Itapipoca, Jaguaribara, Jati, Jardim, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mauriti, Meruoca, Miraíma, Milagres, Milhã, Mombaça, Mucambo, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Palmácia, Palhano, Paracuru, Pacoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Quixeré, Reriutaba, Russas, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tianguá, Tauá, Trairi, Umari, Umirim, Varjota e Várzea Alegre. Segundo a Sesa, essas cidades apresentaram uma média de 300 casos da doença para cada 100 mil habitantes.
- Informe Semanal Dengue - Secretaria da Saúde do Estado do Ceará: Download/VisualizarFontes: Cnews | G1/CE
- Controle: Para controlar a proliferação do mosquito que transmite a dengue e a febre Chikungunya, a orientação dos especialistas é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados. Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, quartinhas, bacias, camburões e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito. Para saber como é o contágio, os sintomas e o tratamento: Click aqui
As duas fofoqueiras comentam a situação caótica da saúde cearense e trazem uma alegria diante dos problemas do Estado. Fonte: TV Diário
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário