- O processo de rezoneamento planejado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para tentar corrigir distorções principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza foi concluído após meses de execução. Ao todo, nove municípios se transformaram em sede de zona eleitoral, enquanto outros nove perderam o posto, são eles: Horizonte, Amontada, Eusébio, Itarema, Itaitinga, Caridade, Paraipaba, Ocara e Banabuiú. Já os colégios eleitorais que se transformaram apenas nos chamados municípios termo são Groaíras, Meruoca, Frecheirinha, Porteiras, Cariús, Itapiúna, Farias Brito, Mulungu e Marco. A proposta de rezoneamento começou a ser construída ainda em junho de 2013 e, após 18 meses de planejamento foi executada, sendo iniciado em junho deste ano. O impacto das mudanças planejado pelo TRE a partir de agora é aperfeiçoar a redistribuição do eleitorado, garantindo melhor divisão dos trabalhos para aumentar a eficiência e qualidade dos serviços cartorários em cada um dos municípios. Todos o nove municípios que deixaram de ser sede de zona possuem eleitorado igual ou inferior à faixa aproximada dos 20 mil eleitores, enquanto outros colégios que possuem números bem mais expressivos somente neste ano passaram a ser sede.
- A mudança também corrige distorções de zonas que abrigavam até quatro municípios, gerando acúmulo de processos. A sexta zona eleitoral era integrada por Quixadá, Choró, Ibaretama e Banabuiú, mas este último passou a integrar outra zona como sede. “A densidade eleitoral não estava, em quantitativo, de uma forma em que estivesse tudo normal. Para que se pudesse criar novas zonas, teríamos que fazer um novo estudo”, explicou a corregedora Maria Nailde Pinheiro logo no início dos trabalhos.
- O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará concluiu no dia 30 de Setembro, o processo de rezoneamento nos municípios do interior do estado, com a instalação da 98ª Zona Eleitoral, em Itarema, que tem hoje 28.963 eleitores. Na cerimônia de instalação, realizada no auditório do Fórum de Justiça da Comarca de Itarema, o presidente do TRE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, e a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, destacaram o trabalho de implementação do rezoneamento, que buscou a redistribuição do eleitorado e o redimensionamento das jurisdições eleitorais no Ceará para melhorar a qualidade dos serviços nos cartórios eleitorais. O desembargador Abelardo Benevides afirmou que "o TRE cumpriu a sua missão, corrigindo algumas distorções nas zonas do interior e, hoje, conseguimos fazer justiça a Itarema". A desembargadora Nailde Pinheiro também fez menção ao encerramento dos trabalhos de rezoneamento "com chave de ouro", mas lembrou que "a Justiça Eleitoral vai continuar inovando, indo às escolas, fazendo palestras para os jovens, na luta pela conscientização e o exercício da cidadania".
Fontes:
http://www.antonioviana.com.br/2009/site/ver_noticia.php?id=113374
http://blogs.diariodonordeste.com.br/edisonsilva/blog-politica/mudancas-tentam-corrigir-distorcoes/
Fique atento! Conheça as regras que vão vigorar durante as eleições do próximo ano:
Link: http://paraibaja.com.br/fique-atento-conheca-as-regras-que-vao-vigorar-durante-as-eleicoes-do-proximo-ano/
Nenhum comentário:
Postar um comentário