terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Para Reflexão: Frases Budistas para te deixar mais Inspirado & Exercícios QualConcurso.com Mentais que Contribuem para manter o Foco

NOVE FRASES BUDISTAS PARA TE DEIXAR MAIS INSPIRADO

Gentileza, equilíbrio, desapego. Você não precisar ser budista para enxergar a importância desses valores para a felicidade na sua vida e na sua carreira. Em tempos de culto excessivo ao trabalho e cargas horários cada vez mais pesadas, buscar uma rotina equilibrada, ou como dizem os budistas: “trilhar o caminho do meio”, pode salvar muitas pessoas da estafa. Lazer e obrigação, em doses sensatas, devem fazer parte do cotidiano de todos. Trabalhar ou estudar excessivamente é tão nocivo quanto não fazê-los. Mas segundo a filosofia budista, não existe um padrão estabelecido, cada indivíduo deve encontrar a forma de agir mais natural e adequada para si, a partir de exercícios de autoconhecimento e meditação.
Para te ajudar, escolhemos 9 frases budistas para deixar você mais inspirado ao se preparar para concursos ou para simples reflexão:

1 - Para quem acha que todo aquele esforço não vale a pena:
A satisfação está no esforço, não na conquista. Esforço completo significa vitória completa. (Mahatma Gandhi)

2 - Pra quem fica sempre arranjando desculpas por não conseguir acertar aquela mesma questão:
Buscar professores não vai resolver suas dúvidas. Investigue a si mesmo para encontrar a verdade dentro, não fora. (Ajahn Chah)

3 - Pra quem adora perder tempo nas redes sociais ou então em ‘saidinhas’ com os amigos:
Coisas ruins e prejudiciais para você são fáceis de fazer. Coisas positivas e benéficas são dificílimas. (Siddartha Gautama – Buda)

4 - Pra quem acha que é um fracassado:
Compaixão e tolerância não são sinais de fraqueza, mas sim de força.
(Tenzin Gyatso – Dalai Lama)

5 - Pra quem acha que é o supra-sumo dos concursos:
Não supervalorize o que você tem, nem inveje o outro. O invejoso não obtém paz de espírito. (Siddartha Gautama – Buda)

6 - quem se sente mal ao negar aquela ‘saidinha’ com os amigos:
Um ‘não’ pronunciado com convicção profunda é melhor do que um ‘sim’ pronunciado apenas para agradar ou, pior, apenas para evitar problemas. (Mahatma Gandhi)

7 - Pra quem ficou reprovado no último exame:
Guardar raiva é como segurar um carvão quente com a intenção de jogá-lo em alguém. Quem se queima é você. (Siddartha Gautama – Buda)

8 - Pra quem fica falando mal das bancas organizadoras:
Não busque defeitos nos outros. Se eles se comportam mal, você não precisa sofrer.
(Ajahn Chah)

9 - E finalmente, pra quem quer fazer a diferença:
Temos de ser a transformação que queremos no mundo. (Mahatma Gandhi)

Fonte: http://www.semmedodaverdade.com.br/amorim-sangue-novo/nove-frases-budistas-para-te-deixar-mais-inspirado/

Exerccios mentais contribuem para manter o foco
EXERCÍCIOS MENTAIS QUE CONTRIBUEM PARA MANTER O FOCO

É possível pensar que a concentração seja uma forma intensa de atenção. Embora a capacidade de se manter atento a algo varie de pessoa para pessoa, como a absoluta maioria das habilidades também essa pode ser treinada e fortalecida. O importante é incorporar os exercícios ao cotidiano, ainda que sejam dedicados a eles apenas alguns minutos por dia, principalmente no início. Aos poucos, o tempo dedicado à atividade pode ser ampliado. A seguir, algumas sugestões de exercícios simples que ajudam a ampliar a concentração.

DE OLHO NO HORIZONTE
De pé, em posição ereta, com os braços ao longo do tronco, sinta o peso do seu corpo e olhe para um ponto fixo à sua frente. Desloque o peso do corpo para o pé esquerdo e flexione o joelho direito elevando-o lentamente enquanto inspira profundamente. Delicadamente, segure o joelho com as duas mãos por alguns segundos e mantenha a coluna naturalmente ereta. Faça cinco respirações profundas. Abaixe a perna enquanto solta o ar. Repita o procedimento levantando a outra perna. Ao terminar, pense que uma linha imaginária passa pela sua coluna e vai até o topo de sua cabeça, mantendo-o equilibrado em todos os seus movimentos.

OLHOS ABERTOS, OLHOS FECHADOS
Esse exercício é feito em duas etapas. Primeiro, escolha um objeto qualquer, como um lápis, por exemplo. Coloque-o na sua frente. Olhe firmemente e concentre a sua atenção nele. Deixe que o objeto ocupe todo o espaço mental durante o tempo que for possível. Aumente gradualmente o tempo da duração do exercício. Na segunda fase, feche os olhos e visualize em sua mente o mesmo objeto. Concentre-se nesta imagem virtual, atendo-se a todos os detalhes, pensando apenas nessa tarefa. Caso se distraia, recomece a imaginar o objeto e aumente progressivamente a duração do exercício. Com a prática, verá que fica cada vez mais fácil manter-se focado.

TIQUE-TAQUE
Escolha um ambiente silencioso, sente-se em posição confortável. Pegue um relógio que faça barulho e coloque-o a trabalhar. Concentre sua atenção no ritmo e deixe que o som ocupe todo o seu espaço mental. Se alguns pensamentos passarem por sua mente, não se apegue a eles, deixe-os passar e retome a concentração.

MENSAGEM DO BEM
Sente-se de maneira confortável, com a coluna reta e escolha uma palavra ou frase positiva (por exemplo, “eu me sinto bem”, “sou grato pelo que tenho em minha vida” ou “sou capaz de aprender”. Repita-a várias vezes, primeiro de olhos abertos, depois de olhos fechados. Deixe que o som das palavras ocupe sua mente, até que sinta como se o som não viesse de sua boca, mas tomas-se conta de todo o ambiente. Pense nas palavras escritas recobrindo objetos e as paredes ao seu redor, como se você se estivesse ouvindo um disco uma ou mais vezes. De forma progressiva, aumente a duração do exercício.

Fontes: www.qualconcurso.com.br | http://qualconcurso.jusbrasil.com.br/artigos/200814281/exercicios-mentais-contribuem-para-manter-o-foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário