São Paulo – O cofundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, disse estar chocado com o bloqueio do WhatsApp no Brasil. O aplicativo de troca de mensagens instantâneas, WhatsApp, está fora do ar por determinação da 1ª Vara Criminal de São Bernardo desde a meia noite desta quinta-feira e deve permanecer bloqueado por 48 horas.
Zuckerberg sugeriu que, enquanto a empresa não consegue reverter a situação na justiça, os usuários procurem se comunicar através do Messenger do Facebook.
Em 2014, o Facebook desembolsou US$ 19 bilhões na compra do WhatsApp. Durante mais de um ano após a venda, o app ganhou uma nova forma de criptografar os dados dos usuários e chamadas telefônicas - esse último recurso, inclusive, tem incomodado as grandes operadoras de telefonia do Brasil.
Confira abaixo, a mensagem na íntegra de Mark Zuckerberg
publicada em seu perfil pessoal no Facebook:
publicada em seu perfil pessoal no Facebook:
Hoje à noite, um juiz brasileiro bloqueou o WhatsApp para mais de 100 milhões de usuários do aplicativo no país. Estamos trabalhando duro para reverter essa situação. Até lá, o Messenger do Facebook continua ativo e pode ser usado para troca de mensagens. Este é um dia triste para o país. Até hoje o Brasil tem sido um importante aliado na criação de uma internet aberta. Os brasileiros estão sempre entre os mais apaixonados em compartilhar suas vozes online. Estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz. Esperamos que a justiça brasileira reverta rapidamente essa decisão. Se você é brasileiro, por favor faça sua voz ser ouvida e ajude seu governo a refletir a vontade do povo. #ConectaBrasil #ConecteoMundo
Jan Koum, cofundador e presidente-executivo do WhatsApp, disse nesta quinta-feira (18) que a companhia está "desapontada" com o bloqueio do aplicativo de mensagens no Brasil à ordem, classificada pelo executivo como "míope", foi da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo e vale por 48 horas.
"Nós estamos desapontados com a decisão míope de bloquear o acesso ao WhatsApp, uma ferramenta de comunicação da qual tantos brasileiros vieram a depender, e tristes de ver o Brasil se isolar do mundo", afirmou Koum em um post no Facebook.
Após receberem ordem da Justiça, operadoras de telefonia fixa e móvel começaram, após as 23h30 desta quarta, a bloquear o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp. Às 23h30, mensagens transmitidas por 3G ou 4G começaram a travar. Usuários que navegavam por wi-fi, porém, continuaram usando o serviço nos primeiros minutos desta quinta.
Por volta das 0h23, mesmo pela conexão w-fi não era possível usar a ferramenta.
Sem uma decisão judicial a um recurso, a operadora que não cumprisse o bloqueio correria o risco de multa, e os representantes da operadora podem ser presos.
POR QUE PAROU?
A Folha apurou que a Justiça em São Bernardo do Campo quer que o WhatsApp fique fora do ar no país devido a uma investigação criminal. As autoridades que investigam o caso obtiveram autorização judicial para que o WhatsApp quebrasse o sigilo de dados trocados pelos investigados via aplicativo, mas a empresa não liberou as informações solicitadas. O bloqueio seria uma represália.
Ao longo desta quinta-feira (17) e sexta-feira (18) centenas de mensagens serão publicadas, umas contras e outras de acordo com a tomada de medidas da justiça pela interferência. Só resto para os 900 milhões de usuários que utilizam a Whatsapp terem paciência, visto que existem outras redes sociais de fácil acesso.
Fontes:
http://www.ferreiradelmiro.com/2015/12/brasil-se-isola-do-mundo-diz-criador-do.html
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/12/estamos-trabalhando-para-reverter-bloqueio-do-whatsapp-diz-zuckerberg.html
http://m.olhardigital.uol.com.br/noticia/ceo-do-whatsapp-reclama-de-decisao-miope-que-tirou-servico-do-ar-no-brasil/53784
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/estou-chocado-diz-zuckerberg-sobre-bloqueio-do-whatsapp
Nenhum comentário:
Postar um comentário