- O ano de 2016 começa de forma violenta no estado do Ceará, assim como aconteceu durante todo o ano passado, quando foram registrados mais de 4 mil homicídios. Em apenas 20 dias de janeiro, as autoridades contabilizaram, nada menos, que 241 assassinatos. A maioria dos casos ocorreu na Capital, com 98 registros. Logo em seguida, aparece o Interior, com 92 assassinatos. Já a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi palco de 51 homicídios, latrocínio ou lesões corporais seguidas de morte. Neste mesmo período, ocorreram 10 casos de latrocínios (roubos seguidos de morte) em todo o Estado.
- Entre as 241 vítimas, aparecem 14 mulheres, 17 adolescentes, dois policiais militares , uma criança de apenas 7 anos de idade oriunda da cidade de Trairi, no Litoral Oeste (a 130Km da Capital). Além do registro de seis casos de duplos homicídios, sendo um caso em Fortaleza (no bairro Dias Macedo), e outros cinco no Interior. Concluindo com Um triplo homicídio ocorrido no Município de Redenção. A lista de vítimas se encontra no link de fonte logo abaixo.
Fonte: Cearanews7
PRECIPITAÇÃO
- Ainda era noite de quarta-feira (20) quando, os relatos contam, começaram as primeiras gotas da maior precipitação do Estado em 2016. De acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 146 municípios registraram chuva, e a maior medição foi em Crateús, 166 milímetros. Nesta Quinta-feira (21), Funceme registra Chuva de 30.0mm em Paraipaba.
- O prognóstico da Funceme aponta as chances para as chuvas no Ceará: 65% de ser abaixo da média, 25% de ser em torno da média e 10% de ser acima da média. Após a divulgação de um prognóstico desanimador sobre a quadra chuvosa deste ano, a chuva de ontem (21) serviu para espalhar esperança pelo Estado. Assim como é o caso do Município de Crato, que depois de um “longo período seco”, têm sido pelo menos dez dias de chuva constante, contabiliza o radialista Renato Ricardo. “O pessoal está ficando animado por conta dessa sequência. Eles se baseiam muito mais na fé que na Funceme”. O que dizem os profetas da chuva ainda vale bastante, ele ressalta.
- A Funceme, contudo, explica que as precipitações de janeiro são causadas pelo fenômeno chamado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que não tem relação alguma com a Zona de Convergência Intertropical, responsável pelo período chuvoso. Ele se forma sobre o Nordeste, e as regiões na borda têm chances de chuva. Já a Zona de Convergência Intertropical deve trazer chuvas a partir da segunda quinzena de fevereiro.
Fonte: Opovo
Nenhum comentário:
Postar um comentário