quarta-feira, 2 de março de 2016

Tabagismo: Características & Consequências

Veja as principais doenças e condições causadas pelo hábito de fumar

Em pleno século XXI ainda é comum o uso do tabaco. Mesmo que haja diversas campanhas que alertam os perigos que os cigarros podem causar, ainda há milhares que simplesmente não conseguem largar o vício. O pior é que este consumo feito por parte do público jovem está cada vez maior. Nos últimos anos houve propagandas expostas nas caixas dos cigarros, alertando o mal que o fumo pode causar, porém, isso não foi suficiente para que a população parasse o consumo desse produto. Sendo assim, hoje iremos mostrar os malefícios que o tabaco trás e as principais doenças que podem ser desenvolvidos nos fumantes!.

Estatísticas

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, os cigarros contém cerca de 4720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por cancro (câncer no Brasil), 90% das mortes por cancro do pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica e 25% das mortes por derrame cerebral. Ainda de acordo com a OPAS, não existem níveis seguros de consumo do tabaco. As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente, com uma projeção estimada de óbitos em torno de 10 milhões até o ano 2030 - das quais 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento. Vale dizer que o tabagismo, hoje, mata mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito. As doenças causadas pelo tabaco são responsáveis por perdas econômicas de aproximadamente US$ 200 bilhões de dólares, no mundo.

Características e Consequências


O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. O método de avaliação de Fagerström é, hoje, utilizado por especialistas, para ajudar a definir a melhor estratégia para quem quer largar o cigarro. Trata-se de um questionário utilizado por médicos a fim de determinar se uma pessoa está seriamente viciada na nicotina.

Para maiores detalhes sobre o Tabagismo, visite http://www.minhavida.com.br/saude/temas/tabagismo

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabagismo
http://www.espacodevida.org.br/noticias/tabagismo-como-o-cigarro-afeta-o-corpo-1805/#.VtaLKHFViko
http://proddigital.com.br/saude/saude2/conheca-o-risco-que-o-tabagismo-tras-para-a-sua-vida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário