Você sabia que pode estar pagando por ar na sua conta de água?. Consumidor deve ficar Atento ao Aumento Inesperado na Conta de Água - Passagem de Ar ao Invés de Água é também Registrado no Medidor Residencial Hidrômetro. O Ar dentro dos canos d'água traz prejuízo a consumidores.
Motivo
- A passagem do ar pela tubulação, principalmente durante períodos de corte no abastecimento, faz o ponteiro do hidrômetro se movimentar e acusar o consumo como se fosse água. As empresas de saneamento sabem que o problema existe, mas, pelo que o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) identificou, nem sempre apresentam uma solução. Ao contrário, em alguns casos, é o consumidor que tem de pagar por isso.
Explicação
- A água é bombeada sob pressão nas redes de abastecimento. Em determinadas condições, principalmente quando a rede é desligada, podem surgir bolsões de ar nas tubulações. Ao chegar ao hidrômetro, esses bolsões fazem girar o contador. Isso acontece com mais freqüência em regiões altas e nos imóveis próximos ao final da rede. Quando ocorre rodízio no abastecimento, são essas as áreas que ficam sem água primeiro. Ao ser normalizado o fornecimento, a água empurra o ar que fica na tubulação para os pontos de saída da rede. Quando a caixa d'água está cheia, o ar não se movimenta na tubulação, pois entra por ventosas que ficam na parte mais alta da rede, chegando aos canos menores com menos força e sem condições de ativar o hidrômetro.
Solução
- A Cagece admite que o problema existe e pode ser resolvido com a instalação, em certos pontos da rede, de ventosas, uma espécie de válvula que extrai o ar dos canos. Outra proposta para resolver o problema é a instalação de um eliminador de ar, porém o Idec recomenda ao consumidor que não instale o eliminador sem consultar primeiro a concessionária. Se for mal instalado, ele pode acabar ajudando a contaminar a água.
- Em cidades brasileiras onde já obrigam a instalação do eliminador de ar, há um novo problema: a maioria das leis municipais que trazem essa determinação jogam o custo para o consumidor, como se este fosse o responsável pelos erros do hidrômetro, uma imposição que infringe o Código de Defesa do Consumidor.
- Se você desconfiar de que está pagando pelo consumo de ar em vez de água, reclame primeiro à concessionária. Pelo Código do Consumidor, ela tem a obrigação de corrigir o problema, se houver, sem repassar qualquer custo ao consumidor. Se o problema do ar for confirmado e a empresa não instalar as ventosas, ou, ainda, se você não estiver convencido da resposta da concessionária, envie uma carta para ela com A.R. (aviso de recebimento), comunicando formalmente o fato e exigindo os descontos necessários na conta. O Idec possui um modelo de carta (apenas para associados) usado para exigir a revisão da conta de água, para obtê-lo Clique Aqui (outros serviços públicos > abastecimento de água e esgoto). Você pode também reclamar ao Procon e ao promotor de Justiça de sua cidade. Afinal, tendo de pagar por água e recebendo ar, toda a comunidade estará sendo roubada. Uma última alternativa é recorrer ao Juizado Especial Cível, caso o valor dos descontos exigido não ultrapasse quarenta salários mínimos. Pelo Código do Consumidor, você pode exigir a devolução em dobro dos valores cobrados pelo ar.
Dicas
- Faça um teste: primeiro você fecha todas as torneiras e espera 5 minutos, vá até o hidrômetro e verá se ele esta parado ou não, se não é sinal que tem vazamento, procure seguir a linha do encanamento para vê se tem alguma mancha, e procure executar (opcional) alguma das soluções apresentadas nesta postagem.
- Você também pode se prevenir: nos dias em que houver corte de água, feche o registro geral da casa e só abra-o novamente vinte minutos depois que o abastecimento for normalizado. Assim, quando a água voltar à rede, não irá empurrar o ar para a sua casa. Com isso, sua conta no final do mês poderá registrar uma redução no consumo e você verá confirmada, ou não, sua suspeita.
Site do IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do ConsumidorMotivo
- A passagem do ar pela tubulação, principalmente durante períodos de corte no abastecimento, faz o ponteiro do hidrômetro se movimentar e acusar o consumo como se fosse água. As empresas de saneamento sabem que o problema existe, mas, pelo que o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) identificou, nem sempre apresentam uma solução. Ao contrário, em alguns casos, é o consumidor que tem de pagar por isso.
Explicação
- A água é bombeada sob pressão nas redes de abastecimento. Em determinadas condições, principalmente quando a rede é desligada, podem surgir bolsões de ar nas tubulações. Ao chegar ao hidrômetro, esses bolsões fazem girar o contador. Isso acontece com mais freqüência em regiões altas e nos imóveis próximos ao final da rede. Quando ocorre rodízio no abastecimento, são essas as áreas que ficam sem água primeiro. Ao ser normalizado o fornecimento, a água empurra o ar que fica na tubulação para os pontos de saída da rede. Quando a caixa d'água está cheia, o ar não se movimenta na tubulação, pois entra por ventosas que ficam na parte mais alta da rede, chegando aos canos menores com menos força e sem condições de ativar o hidrômetro.
Solução
- A Cagece admite que o problema existe e pode ser resolvido com a instalação, em certos pontos da rede, de ventosas, uma espécie de válvula que extrai o ar dos canos. Outra proposta para resolver o problema é a instalação de um eliminador de ar, porém o Idec recomenda ao consumidor que não instale o eliminador sem consultar primeiro a concessionária. Se for mal instalado, ele pode acabar ajudando a contaminar a água.
- Em cidades brasileiras onde já obrigam a instalação do eliminador de ar, há um novo problema: a maioria das leis municipais que trazem essa determinação jogam o custo para o consumidor, como se este fosse o responsável pelos erros do hidrômetro, uma imposição que infringe o Código de Defesa do Consumidor.
- Se você desconfiar de que está pagando pelo consumo de ar em vez de água, reclame primeiro à concessionária. Pelo Código do Consumidor, ela tem a obrigação de corrigir o problema, se houver, sem repassar qualquer custo ao consumidor. Se o problema do ar for confirmado e a empresa não instalar as ventosas, ou, ainda, se você não estiver convencido da resposta da concessionária, envie uma carta para ela com A.R. (aviso de recebimento), comunicando formalmente o fato e exigindo os descontos necessários na conta. O Idec possui um modelo de carta (apenas para associados) usado para exigir a revisão da conta de água, para obtê-lo Clique Aqui (outros serviços públicos > abastecimento de água e esgoto). Você pode também reclamar ao Procon e ao promotor de Justiça de sua cidade. Afinal, tendo de pagar por água e recebendo ar, toda a comunidade estará sendo roubada. Uma última alternativa é recorrer ao Juizado Especial Cível, caso o valor dos descontos exigido não ultrapasse quarenta salários mínimos. Pelo Código do Consumidor, você pode exigir a devolução em dobro dos valores cobrados pelo ar.
Dicas
- Faça um teste: primeiro você fecha todas as torneiras e espera 5 minutos, vá até o hidrômetro e verá se ele esta parado ou não, se não é sinal que tem vazamento, procure seguir a linha do encanamento para vê se tem alguma mancha, e procure executar (opcional) alguma das soluções apresentadas nesta postagem.
- Você também pode se prevenir: nos dias em que houver corte de água, feche o registro geral da casa e só abra-o novamente vinte minutos depois que o abastecimento for normalizado. Assim, quando a água voltar à rede, não irá empurrar o ar para a sua casa. Com isso, sua conta no final do mês poderá registrar uma redução no consumo e você verá confirmada, ou não, sua suspeita.
Seção de Vídeos
- Reportagens sobre as Alternativas tomadas pelos Consumidores SP para evitar esta Polêmica dos Hidrômetros:
Fontes:
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130726095146AAcg9fI#
http://www.portaldoscondominios.com.br/gestaoAgua.asp
http://valdirnews.blogspot.com.br/2015/03/hidrometros-registram-ar-em-vez-de-agua.html
http://www.portalaltonia.com.br/noticias/hidrometros-registram-ar-em-vez-de-agua/
Complemento: Como Aumentar a Pressão da Água
CONSUMIDOR ATENTO, FIQUE VOCÊ TAMBÉM!!!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário